Por que é Perigoso Postar Fotos do Cartão de Embarque ?

 

Segundo a ABEAR (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), informou que o bilhete aéreo (ou cartão de embarque) “possui uma série de informações indispensáveis para a realização de procedimentos, para a identificação individual e para atender a requisitos de segurança, por meio de checagem cruzada e conferência, entre outros aspectos”. E pessoas de má fé podem utilizar desses dados para se apropriar dessas informações do passageiro.

 

O risco começa no número do bilhete, do localizador, do programa de fidelidade e nome do passageiro impressos no cartão de embarque. Com ele, é possível inclusive fazer alterações de assentos, senhas ou até mesmo cancelar um voo.


Mas o problema não fica apenas numa possível viagem frustrante. Em um post em seu blog, o especialista em segurança digital Brian Krebs revelou que, por meio de uma foto do cartão de embarque, é possível identificar muito mais que apenas o nome, número fidelidade e outras informações do voo. Através do código de barras dá até mesmo pra saber onde você mora, seus contatos e muitos outros dados. E nem precisa ser um hacker para descobrir essas informações. Há diversos leitores online de códigos de barra e aplicativos para smartphones.


Um leitor de Krebs revelou como fez uma experiência para provar esse risco: “Eu acessei o site da Lufthansa com o último sobrenome e o código localizador e pude acessar a conta inteira. Não apenas consegui ver um voo, mas qualquer voo futuro já comprado com o número do programa de fidelidade da Star Alliance”. Some a isso, o acesso total aos dados pessoais do passageiro.

 

CUIDADO COM AS FOTOS DO CARTÃO DE EMBARQUE
• Evite fotos do bilhete aéreo (que tal do painel do aeroporto ou da capa do passaporte?);
• Cuidado também com qualquer outro documento que contenha informações pessoais, como cartão de programas de fidelidade;
• Se quiser mesmo postar fotos do cartão de embarque, use aplicativos de celular que permitam que você cubra algumas informações do cartão, como número do bilhete, localizador e o código de barras. Se ainda não tiver, um app que faz isso facilmente é o Pixrl Express (disponível para Android e iOs).

 

 

 

Fonte: Esse mundo é nosso

Please reload

Últimos posts

CE, RN, PE, SE, PB, MA, PI, PA e AP estão com as praias limpas, afirma nota

1/10
Please reload

Mais postagens
Please reload

Fale Conosco - São Paulo - Brasil
Redes Sociais
São Paulo-Brasil
Realização: