Cenotes

Um dos passeios mais legais para se fazer em Cancún e Riviera Maya.

Os cenotes são poços profundos com águas cristalinas cercados por uma vegetação impressionante. O calcário que os rodeia é muito poroso e permite a infiltração da água da chuva que enche os numerosos túneis e cavernas subterrâneas, formando um mundo complexo no interior, com rios subterrâneos espetaculares que os tornam um dos melhores locais a visitar em Cancún.

A península de Yucatán é uma zona com um clima rigoroso e embora haja chuvas mais ou menos abundantes durante seis ou oito meses, o período de seca geralmente é severo e pode durar de quatro a seis meses.

Por outro lado, a constituição geológica calcária da Riviera Maya e áreas adjacentes, faz com que a água seja pouco conservada na superfície, já que se infiltra no lençol freático, que é muitas vezes profundo.

Por esta razão, os cenotes foram o principal suprimento de água no meio da selva, razão para o desenvolvimento de cidades e assentamentos próximos, elementos notáveis de geografia sagrada, cenários simbólicos e espaços para o desenvolvimento de rituais de chuva, vida, morte, de renascimento e fertilidade.

As dinastias divinas dos governantes maias sabiam que o controle prático e simbólico dos cenotes significava controle político e social sobre a vida e a morte; daí sua profunda e antiga veneração, claramente demonstrada pelos altares e santuários erguidos ao lado deles e pelas abundantes oferendas que se encontram no fundo de suas profundas águas azuis.

Os Maias também acreditavam que os cenotes eram a porta de entrada para o submundo (Xibalba na linguagem Maia) e por isso até hoje estes lugares sagrados são bem respeitados.

Fonte: https://www.guiamexico.com.br/

Fotos: Programa de Viagem

Últimos posts
Mais postagens
Fale Conosco - São Paulo - Brasil
Redes Sociais
São Paulo-Brasil
Realização: